Confia os teus cuidados ao Senhor,e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.Salmos 55:22


O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica. (Salmos 119:50)




Em tudo somos atribulados, porém não angustiados;
perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (...)II Corintios, 4:8,9


O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Salmos, 116:6


Palavras de Vida




segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O amor não faz mal ao próximo

O amor não faz mal ao próximo


Existe quase uma unanimidade entre os estudiosos da Bíblia em afirmar que o décimo terceiro capítulo da epistola de Paulo aos corintios é o mais completo escrito existente sobre o amor. È o poema que resume todo ensino sobre o amor divino. Como diz Paulo, o doutrinador do amor, é a lei que impõe ao crente o dever de jamais prejudicar o seu semelhante. ( Rm.13.10)"O amor não faz mal ao próximo". Sempre existem pessoas querendo fazer as coisas do seu jeito, conforme os seus próprios pensamentos e desejos, sem levar em conta o amor de Deus. Parece até que desconhecem a soberania divina sobre toda criação (Sl. 47.7,8), que Deus "sabe os segredos do coração" (Sl. 44.21), e que colocou limites para que os relacionamentos funcionem corretamente (Sl. 104.9,31). Portanto, se os relacionamentos não estão bem é porque o homem não tem observado os limites do amor estabelecido por Deus para o seu bem e o bem dos seus semelhantes.
Deus colocou a ética do amor dentro dos nossos corações, por ela todos estão sujeitos entre si. (Rm. 5.5)"... o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". (Rm. 12.5,10)"Assim, nós que somos muitos, somos um só corpo em Cristo...". "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros". Caim pensava que era independente do seu irmão, quando o Senhor quis saber sobre o seu irmão Abel, ele respondeu: "... acaso sou eu tutor do meu irmão?" (Gn. 4.9). Deus ordena que os seus filhos sintam-se responsáveis uns pelos outros! (I Co. 12.5,26)"... tenham os membros igual cuidado uns dos outros". "De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele...".
Uma pessoa independente jamais se sentirá bem com os limites da vida cristã", pois, não aceitará ser liderado e não desejará prestar contas de suas atitudes e ações (II Ts. 4.6,14). Estarão sempre argüindo os seus direitos sem demonstrar qualquer preocupação com os direitos dos outros. Esse tipo de pessoa estará sempre preocupado com a realização dos seus próprios caprichos e objetivos, não demonstrando qualquer interesse pelos objetivos dos seus irmãos e da igreja a que pertence. ( Fl.2.3-4,13).
O indivíduo independente caracteriza-se pelo comportamento imprevisível, pois, o seu humor dependerá sempre do seu grau de satisfação. É também um indivíduo que está sempre procurando atrair outros para serem seus companheiros nesse mal. (Pv. 4.5,14, 26).
Deus nos orienta como podemos ser libertos do espírito de desamor, de independência, de rebeldia e de obstinação: (Tg. 4.10). "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã..." (Pv. 14.27). "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará" "No temor do Senhor há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos".
"O amor não faz mal ao próximo", pois, somos benfeitores uns dos outros! Somos responsáveis pela felicidade uns dos outros! (I Co. 12.5). "...tenham os membros igual cuidado uns dos outros" Amem!

autor: Francisco Chagas
http://www.devocionais.com.br/exibir.asp?arquivo=5855

0 comentários: