Confia os teus cuidados ao Senhor,e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.Salmos 55:22


O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica. (Salmos 119:50)




Em tudo somos atribulados, porém não angustiados;
perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (...)II Corintios, 4:8,9


O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Salmos, 116:6


Palavras de Vida




domingo, 11 de novembro de 2007

Luz do mundo e sal da Terra

Nosso Senhor afirmou "Vós sois a Luz do mundo" (Mt 5: 14), mas também disse antes (Mt 5:13) "Vós sois o sal da terra".
Todos sabemos que o sal serve para temperar e para conservar. Mas uma característica que marca muito o sal é que ele é essencialmente diferente daquilo ao qual ele é adicionado.
Eu uso o termo adicionado, porque é assim que nos referimos ao sal. Toda receita que contém este componente assim se refere: adicione sal em tal medida, ou adicione sal a gosto, ou adicione uma pitada de sal.
Vemos então que quando o sal está presente, ele altera substancialmente o ítem ao qual ele foi adicionado e passa a dar sabor e um gosto especial .
Quando o Senhor Jesus diz que "Vós sois o sal da terra", fica claro que a nossa presença no mundo vai trazer grande alteração no meio onde vivemos.
A nossa luz pode ser notada até sem um envolvimento maior com as pessoas, porém, acho que para sermos sal precisamos estar presentes, precisamos ser adicionados, somados e misturados ao meio onde vivemos e fazer a grande diferença para que a vida tenha um sabor especial para os que conosco vivem.
Ser sal exige uma atuação quase que corpo a corpo com aqueles que ainda não tem sabor, que são as pessoas que vivem sem direção, na ignorância e nas trevas.
É necessário condenar o erro e não participar dele. Firmar posições de retidão e de fidelidade a Deus. Demonstrar com ações que não pactuamos com as tendências imorais do mundo, com a mentira e a prostituição tão comuns nas conversas, nos meios de comunicação e na sociedade.
Ser sal é deixar claro para as pessoas que nos cercam que pensamos e agimos de forma diferente do mundo. Que verdadeiramente somos diferentes.
Ser sal é agir com humildade, ser amável, manso e confiável. É demonstrar a alegria da salvação recebida do Senhor Jesus. É enfrentar as dificuldades em paz, com confiança de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Ser sal é chorar com os que choram e estender a mão ao nosso próximo na dificuldade.
Existem muitas maneiras de ser sal, mas penso que o princípio é que o sal não salga de longe, não tempera sem o contato e não higieniza se não for aplicado na quantidade necessária.
Por isso o cristão para ser sal tem que estar junto, presente, com aquilo que vai ser transformado ou receber sabor. E essa situação exige correr-se um risco.
Existe o perigo de não salgar, não temperar e se tornar também como os que não tem sabor. É quando somos sal apenas aparentemente. Temos a aparência do sal mas não somos sal, não somos diferentes verdadeiramente.
Quando não passamos pelas transformações trazidas pelo sacrifício de Cristo, quando o nosso interior não foi modificado e o nosso "eu"ainda domina sobre nós, quando nos esquecemos que a nossa vida aqui é efêmera, é passageira, e que devemos pensar nas coisas lá do alto, no nosso futuro com Cristo, podemos nos tornar como os que não têm esperança, enfraquecidos pelos problemas ao seu redor, por andarem apenas pelo que vêem.
Corremos o risco de nos tornar insossos e não cumprimos o nosso papel no mundo. Se isso acontece, então para que serviríamos ?
O Senhor Jesus nos diz que quando o sal vier a ser insípido para nada mais presta, senão para ser lançado fora, ser pisado pelos homens; pois como lhe restaurar o sabor ?.
Não podemos apenas parecer que somos sal, mas precisamos ser verdadeiramente Sal.

O caos, a agitação, as angústias e as tribulações não podem nos afastar do amor de Cristo, a não ser que não tenhamos sido verdadeiramente transformados, que não conhecemos o nosso Senhor, que não tenhamos experiências com Deus e que não confiemos nele.

Quando conhecemos o Senhor e a sua Palavra, sabemos que nada acontece na vida do cristão por acaso ou coincidência, pois os passos do homem são dirigidos pelo Senhor (Sl 20:24). Sabemos que não nos é dado tribulação ou tentação além das nossas forças (II Co 1:8). Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8:28). Sabemos que o Senhor conservará em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque confia no Senhor (Is 26:3). Sabemos que o Senhor dá sustento aos que o temem (Sl 111:5). Sabemos que o Senhor é bom, que a sua misericórdia dura para sempre e de geração a geração sua fidelidade (Sl 100:5).

Enfim, existem tantas promessas maravilhosas para aqueles que permanecem firmes no Senhor que somente deixaremos de ser sal e luz no mundo se perdermos o contato com o que Deus é e com a sua Palavra.
O risco existe; quando nos tornamos preguiçosos, indolentes e rebeldes ou deixamos que o nosso "eu", a nossa carne domine sobre nós, podemos perder de vista tão belas e maravilhosas bem-aventuranças que o Senhor dá aos seus filhos e promete aos que são chamados.

O risco também é grande quando ficamos sem viver na prática o significado do que Cristo nos diz "Vós sois o sal da terra e a Luz do mundo". A Luz deve brilhar e o sal deve salgar, pois se não for assim a luz é trevas e o sal é algo que não tempera e portanto não é sal.

Vivamos pois, não por vistas, para não vivermos em desespero como o mundo, mas por fé, para praticarmos e aprovarmos as coisas excelentes e nos tornarmos sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo.


PASTOR VALDIR MARFIM
Igreja Batista da Restauração
São José Rio Preto - SP
pastorvaldir@aol.com

0 comentários: